Uma função anônima é qualquer função que não possui ou não precise de um nome identificador, estas funções podem ser definidas em qualquer lugar e normalmente são atribuídas a uma variável e/ou utilizadas como callback.
Conceitualmente temos dois tipos de funções anônimas, lambda e closures que estão disponíveis a partir da versão 5.3 do PHP.
Lambda
Lambda é uma função anônima básica, muitas linguagens não utilizam esse termo, apenas chamam de função anônima, mas particularmente costumo utilizar, pois a função create_function, que está disponível desde a versão 4 do PHP, cria funções anônimas a um bom tempo, sendo assim para diferenciar costumo chamar este novo estilo de lambda, confira a sintaxe de uma lambda.
$var = function ( parameters ) { statement };
Lambdas são mais rápidas que funções criadas utilizando a função create_function.
Closure
Closures são funções anônimas um pouco mais complexas que as lambdas, pois permitem interações com variáveis externas, ou seja, variáveis que foram definidas no mesmo escopo em que o closure foi definido, para isso utilizamos a palavra-chave use, informando as variáveis externas que iremos interagir entre parênteses.
$var = function ( parameters ) use ( variables ) { statement };
É importante finalizar a declaração de uma lambda ou closure com ponto e vírgula após as chaves.
Método mágico __invoke()
O PHP oferece um conjunto de métodos mágicos que podem ser utilizados quando necessário em uma classe e são executados quando um determinado comportamento é solicitado.
O método mágico __invoke() foi adicionado na versão 5.3 do PHP, sendo este executado quando tentamos chamar um objeto como uma função.
<?php
class Logger {
public function __invoke($message) {
echo $message;
}
}
$log = new Logger();
$log('Hello World');
// Resultado: Hello World
?>
Trabalhando com lambda e closure
Agora que conhecemos um pouco sobre funções anônimas, vamos praticar.
<?php
// Simulation configuration
$config['uppercase'] = true;
$lambda = function ($first, $second) {
return $first + $second;
};
$result_lambda = $lambda(2, 3);
echo $result_lambda;
// Resultado: 5
$closure = function ($message) use ($config) {
if(isset($config['uppercase']) && $config['uppercase'] == true) {
$message = strtoupper($message);
}
return $message;
};
$result_closure = $closure('Hello world');
echo $result_closure;
// Resultado: HELLO WORLD
// Using as a callback
function firstWord($message, $callback) {
$parts = explode(' ', $message);
return $callback($parts[0]);
}
$result_callback = firstWord('Hello World', $closure);
echo $result_callback;
// Resultado: HELLO
?>
Começamos o script acima simulando um array de configurações, em seguida criamos uma lambda, para calcular a soma entre dois parâmetros, atribuindo a variável $lambda.
Após testar a lambda, definimos um closure que recebe uma mensagem e interage com o array de configurações($config) para padronizar como está mensagem deve ser exibida, com isso, não precisamos passar as configurações como parâmetro toda vez que a função/closure for utilizada, em seguida testamos o closure.
Por último criamos uma função que recebe dois parâmetros, o primeiro uma mensagem, já o segundo um callback, ou seja, uma função que deve ser chamada antes de retornar o resultado, sendo assim ao executar a função firstWord passamos a mensagem como primeiro parâmetro e como segundo parâmetro enviamos a variável $closure, que antes de retornar o resultado é executada.
Referência(s)
- http://php.net/manual/pt_BR/functions.anonymous.php
- http://stackoverflow.com/questions/150129/what-is-a-lambda
- http://stackoverflow.com/questions/220658/what-is-the-difference-between-a-closure-and-a-lambda