referência,

Princípios do web design maravilhoso

Diogo Matheus Diogo Matheus Seguir 07/11/2012 · 3 minutos de leitura
Princípios do web design maravilhoso
Compartilhar

Em busca de conhecer mais sobre desenvolvimento de sistemas web, procuro me manter informado sobre desenvolvimento front-end, html, css, javascript e design de interfaces, com esse objetivo comprei o livro Princípios do Web Design Maravilhoso, do autor Jason Beaird, que apesar do título de gosto duvidoso é um ótimo livro, voltado para quem está começando e tem vontade de criar layouts próprios para seus sistemas ou simplesmente quer entender mais sobre o impacto de determinadas combinações, tipos de fontes e cores. Este livro aborda desde a escolha do estilo de layout até a seleção de cores baseado em teorias, que também são apresentadas, além de detalhes como por exemplo como funciona o hexadecimal de uma cor RGB.

Sumário

  1. Prefácio
  2. Layout e Composição
  3. Cor
  4. Textura
  5. Tipografia
  6. Imagem
  7. Índice

Capítulo – Layout e Composição

No primeiro capítulo começamos a conhecer o que envolve a criação de um layout, como idealizar sua estrutura, seja ela de duas colunas ou três colunas, depois disso é explicado como funciona a teoria do grid e regra dos terços. Após apresentar as estruturas básicas o autor começa a falar sobre os elementos de um design, além de posicionamento, continuidade, isolamento, contraste e etc, finalizando com tendências como rodapé expansivo, minimalismo e layout responsivo.

Capítulo – Cor

Conhecendo as estruturas e tendências de layout começamos a ver cores, ou seja, após rabiscar e definir sua estrutura é hora de escolher as cores, sendo assim o autor apresenta a psicologia da cor, suas associações emocionais e temperatura, finalizando com as teorias das cores e dicas de ferramentas para criar combinações e paletas.

Capítulo – Textura

Neste capítulo é apresentado os benefícios da textura, seus efeitos e formas básicas como o ponto, linha, pontas arredondadas e rotação, passando para volume e profundidade, perspectiva, proporção, luz e sombra, onde em cada um desses itens o autor passa informações detalhadas sobre as técnicas para reproduzi-los.

Capítulo – Tipografia

Confesso que este capítulo foi o que me fez comprar o livro, pelo fato de conhecer muito pouco sobre o tema. O autor passou pelos conceitos básicos de maneira detalhada, falando sobre as técnicas e dificuldades encontradas no ambiente web para trabalhar com fonte, desde substituição de fontes por imagens até webfonts com @font-face, como hospedar sua fonte e onde encontrar. Este é um dos capítulos que serão consultados sempre que necessário, afinal para quem conhece pouco, tem bastante informação nova, desde anatomia dos tipos de letras até distinções entre tipos de letra.

Capítulo – Imagem

O livro finaliza falando sobre imagens, como selecionar, qual propósito de determinada imagem, o que ela agrega ao design e etc. Neste capítulo encontramos dicas de bancos de imagem, seja gratuito ou pago, quando utilizar cada, direitos autorais de imagens e o que não devemos fazer quando se trata de imagens, por exemplo resgatar imagens de uma busca pelo Google principalmente quando se trata de pessoas, este capítulo é pouco conhecido pela maioria dos desenvolvedores, sendo assim, altamente recomendado.

Conclusão

Se você gosta de montar seus próprios layouts, quer melhorar ou mesmo começar a produzir designs mais atraentes, este é um livro para você, além de entender temas que vão mudar a maneira que você vê panfletos, sites e qualquer outra mídia que envolva design, terá um ótimo guia para consulta, afinal não é do dia para noite que você vai gravar qual cor representa determinada emoção.

Após terminar a leitura, posso dizer que é um ótimo complemento para quem desenvolve sistemas web, design não é detalhe nem enfeite, se você realmente se importa com o que está desenvolvendo, você precisa estar por dentro de todas as áreas, assim como um desenvolvedor estuda materiais sobre modelagem de banco de dados, também deve estudar design de interfaces.