Nesse artigo vamos abordar as diferenças entre projetos e processos, tenho focado os estudos nas áreas de gerenciamento de projetos, onde antes de qualquer coisa precisamos aprender o que é um projeto e quais são suas características, além de conhecer um pouco sobre processos.
Definição de Projeto
Trabalho temporário que produz um resultado único, possui um começo, meio e fim.
Exemplos de projeto: construir um prédio, escrever um livro, criar nova linha de automóvel.
Características de um projeto:
- Temporário
- Gera resultado único
- Elaborado progressivamente
Para iniciar um projeto precisamos saber diferenciar o mesmo de outros projetos já realizados. Criar um software para uma empresa X, será diferente de criar um software para empresa Y, mesmo que tenham objetivos semelhantes. Após iniciar um projeto, devemos finalizá-lo quando concluirmos nosso objetivo ou quando este precisar ser interrompido, um projeto nunca será contínuo.
Definição de Processo
Trabalho contínuo que produz resultados padronizados, possui entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas.
Exemplos de processo: revisar livros, fabricar automóveis, manutenção de equipamentos.
Características de um processo:
- Contínuo
- Gera resultados padronizados
- Fortemente definido
A saída de um processo geralmente é a entrada para outro. Dentro de cada processo, as ferramentas e técnicas utilizadas orientam e influenciam sua saída. Uma saída com falhas pode comprometer na entrada de processos dependentes.
Características comuns de projetos e processos
- Realizado por pessoas
- Restringido por recursos limitados
- Planejado, executado e controlado
Conclusão
Um projeto estará sempre ligado à inovação, já um processo é reconhecido pelo aprendizado através da repetição, um projeto pode conter diversos processos para sua realização, segundo PMBOK 5º edição, guia de boas práticas em gerenciamento de projetos da PMI, um projeto é composto por 47 processos, nos próximos artigos vamos estudar um pouco mais sobre PMBOK.