Estrutura Analítica do Projeto [EAP / WBS – Work Breakdown Structure] é a ferramenta básica da gestão de escopo, uma estrutura gráfica que visa detalhar os entregáveis do projeto, blocos de trabalho envolvidos na realização do projeto, criada através de decomposição e opinião especializada. É uma estrutura hierárquica orientada às entregas ou fases, realizadas para completar determinado projeto.
Objetivo
Analisar e decompor todo trabalho envolvido para realização de um projeto.
Exemplo de EAP
Pacotes de trabalho
Os elementos de níveis mais baixos da EAP, que não foram decompostos, são denominados pacotes de trabalho, servindo como base lógica para definição de atividades, designação de responsabilidade, estimativas e etc.
Nível de detalhamento
O detalhamento influencia diretamente na qualidade da EAP, caso nossa EAP seja bastante detalhada, teremos muitos pacotes de trabalhos pequenos, o que facilita no controle dos pacotes, mas dificulta no planejamento, caso nossa EAP seja pouco detalhada não teremos controle do que está sendo feito nem mesmo por quem está sendo feito.
Não existe uma maneira certa, muito menos regras para criação da EAP, devemos detalhar nossa EAP buscando representar todo o trabalho envolvido no projeto, de maneira que facilite o gerenciamento dos pacotes de trabalho.
Dicionário da EAP
O dicionário da EAP detalha cada um dos pacotes de trabalho, visando orientar todos os membros da equipe, além de conter questões técnicas e etc.
PMBOK 5º – Processo Criar a EAP
A linha de base do escopo é composta pela EAP, dicionário de EAP e declaração de escopo.
Conclusão
Quando criamos nossa EAP, analisamos os requisitos e escopo do projeto, tentando compreender todo trabalho envolvido, decompondo baseado em entregas ou fases. No final da decomposição criamos uma representação gráfica, que busca facilitar o entendimento geral do trabalho envolvido para os membros da equipe, partes interessadas e etc.