governança e gerenciamento,

Geração receita de bolo

Diogo Matheus Diogo Matheus Seguir 30/06/2014 · 2 minutos de leitura
Geração receita de bolo
Compartilhar

Sim, estamos na era da receita de bolo, não importa mais aspectos como cultura, partes interessadas, etc, repetimos os mesmos métodos que outros criaram e utilizaram, com objetivo de obter seus resultados, mesmo que estes métodos não tenham o menor sentido ao nosso contexto, estamos preguiçosos e acomodados o suficiente para não pensar mais no que é melhor para os nossos projetos.

Criando receitas

Se você quer ganhar dinheiro, apenas pense, invente um método, seja para ganhar dinheiro, produtividade, mulheres, homens, etc. Ofereça na internet e divulgue como se realmente tivesse dado certo para você, com certeza terá milhares de pessoas comprando seu método, você ganhará dinheiro, as pessoas acreditarão por um curto período e depois se esquecerão de que gastaram dinheiro em algo que não foi aproveitado, até porque, irão se culpar pela falta de capacidade para replicar este método e obter os resultados informados.

Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida.

Não me entenda mal, se você criou um método que deu certo, você de fato é diferenciado, mas procure ensinar os passos que fizeram você chegar ao ponto de conseguir criar seu próprio método, não venda seus métodos.

Fugindo das receitas

Se você não quer gastar dinheiro sem ter retorno, evite comprar soluções do tipo receita, que te ofereçam resultados de puro marketing, estude tudo que seja de seu interesse em sua essência, não somente sua aplicação em determinado cenário, procure entender o motivo pelo qual determinado método gera resultados para determinados indivíduos, mas não compre todos os métodos disponíveis na internet em busca do que dará certo para você, estude e pense mais, talvez dessa forma você tenha controle sobre o que está realmente fazendo em seus projetos.

O que torna alguém um ótimo cozinheiro não é o fato de replicar receitas, mas sim de inventar receitas.

Cenário corporativo

No mundo corporativo é comum que métodos de sucesso sejam adotados pelas empresas, com objetivo de otimizar seus processos, mas muitos não compreendem o fato desses métodos terem resultados distintos quando aplicados. O motivo é simples, algumas empresas possuem capacidade de adaptar determinados métodos de acordo com sua realidade, enquanto outros apenas esperam milagres.

Enquanto existir gerente de projetos que tenha como propósito apenas o bolo pronto, seus colaboradores estarão presos no ciclo da insatisfação, executando sempre os mesmos métodos, pessoas não são maquinas, busque opiniões internas visando melhorias, implemente melhorias pequenas, evoluir aos poucos é melhor do que sonhar com grandes revoluções, o que já gerou resultado no passado pode estar resultando em prejuízo, se até os seres vivos estão em constante evolução segundo Darwin, por que nossos métodos estão estagnados?