No dia 20 de abril de 2015 obtive meu certificado PMP, Project Management Professional, oferecido pelo PMI, após um mês de estudo dedicado ao exame, literalmente entrei no modo PMP e todo tempo investido teve retorno positivo. Neste artigo não irei focar nos requisitos para se candidatar, mas sim no material de estudo e jornada percorrida visando me preparar. Lembrando que estou compartilhando meus passos, isso não quer dizer que você deve seguir todos ou somente esses passos caso também queira seu certificado.
Material de estudo
- Use a Cabeça – PMP (Jennifer Greene & Andrew Stellman)
- Preparatório para o Exame de PMP 8º Edição (Rita Mulcahy)
- PMBOK 5º Edição
- Simulador PMFASTrack
Análise da jornada
Nessa seção irei falar um pouco da jornada até chegar na certificação PMP, que começou na decisão por estudar gerenciamento de projetos através dos primeiros contatos com metodologias ágeis, como Scrum e XP, além da curiosidade de entender como poderia planejar melhor meus projetos pessoais, estimar durações e custos, etc.
Com este objetivo traçado minha primeira escolha foi realizar uma especialização em gerenciamento de projetos, para ter contato com profissionais experientes e entender os fatores envolvidos na área de gerenciamento de projetos, em paralelo com os estudos da especialização estudei o livro Use a Cabeça PMP para ter uma noção melhor do que estava sendo ensinado para realizar um processo de síntese entre as informações.
No final da especialização, após entregar e corrigir monografia, verifiquei que para prova ainda tinha bastante lacuna de conhecimento específico, então iniciei os estudos pelo livro da Rita Mulcahy, efetuando alguns simulados e consultando o guia PMBOK 5º edição, após fechar essa leitura fiz todos os simulados disponíveis e compartilhados na lista anterior, usando aplicativos quando não tinha acesso ou tempo para fazer os simulados.
Um ponto importante que é destacado no livro da Rita Mulcahy é a criação de uma ficha de download, uma folha para anotação das fórmulas necessárias para o exame, gerenciamento do valor agregado, PERT, desvio padrão, etc. Consulte os exemplos na internet mas crie sua própria folha de anotações e entenda todas as fórmulas envolvidas, no exame use as folhas de rascunho para anotar as fórmulas no treinamento da ferramenta, 15 minutos são oferecidos sem gastar as 4 horas do exame, não disperdice esse tempo.
Dicas de preparação
- Não se engane, identifique e estude os pontos de melhoria.
- Defina uma estratégia após os primeiros simulados, exemplo 100/50/50 com intervalos e análise das marcadas para revisão.
- Não repita os simulados estáticos com frequência.
- Tenha como objetivo ficar acima de 80% nos simulados de 200 questões.
- Tenha domínio sobre o fluxo das mudanças e do termo de abertura do projeto.
- Crie uma ficha de download para as fórmulas, escreva sem consulta antes dos simulados, corrija antes de responder as questões.
- Use o PMBOK para consulta e leituras leves, tenha certeza que cobriu todo seu conteúdo antes da prova.
- Quando não houver mais pontos de estudo, marque uma data próxima e separe uma semana dedicada aos estudos de revisão e questões com consulta.
- Fique calmo e evite estudar no dia anterior, no máximo assista ao fluxo de processos do Ricardo Vargas e faça uma leitura superficial em suas anotações.
- No exame busque as melhores respostas, em determinadas questões existirá mais de uma correta.
Conclusão
Muita gente questiona o valor de uma certificação, esse debate dificilmente terá um fim, particularmente considero importante as certificações principalmente pelo caminho percorrido para sua conquista, que de fato comprova o interesse em aprender e auto disciplina. Não necessariamente um gerente de projeto certificado será melhor que outro sem certificação, uma vez que o certificado comprova conhecimento e não desempenho, mas de fato é um diferencial bastante interessante.
Gostaria de agradecer todos que apoiaram e me ajudaram nessa jornada. ;)