referência,

Livros para programadores

Diogo Matheus Diogo Matheus Seguir 21/03/2016 · 2 minutos de leitura
Livros para programadores
Compartilhar

Recentemente no tradicional café após o almoço no centro da cidade do Rio de Janeiro, um companheiro de trabalho me solicitou algumas recomendações de leitura para programadores em nível júnior e pleno, ou seja, leituras com potencial para o crescimento profissional de pessoas programadoras já inseridas no mercado de trabalho.

Dessa forma, ficou combinado que eu iria separar algumas recomendações de leitura focadas em inserir preocupações e apresentar diferentes abordagens de resolução de problema relacionadas com desenvolvimento de software. Com esse objetivo em mente, não irei abordar leituras de introdução de linguagens de programação, etc.

Programador eficaz

Na minha visão de mundo, um programador eficaz consegue escrever soluções legíveis e reutilizáveis. Porém, antes de escrever soluções, precisamos definir o problema que será resolvido. Em caso de problema indefinido ou especificado de maneira confusa, o programador precisa colaborar com os analistas funcionais para que o problema seja enquadrado ou reenquadrado, esse ponto é essencial para gerar valor agregado ao negócio. Percebe-se então, que não se trata apenas de dominar os recursos de linguagens de programação, mas também ser capaz de entender o contexto do problema e especificar soluções, considerando aspectos como manutenção e evolução.

Recomendação de leitura

# Ilustração Título
10 Expressões regulares
Aurelio Marinho Jargas
9 Implementando o desenvolvimento lean de software
Mary Poppendieck et al.
8 Utilizando UML e Padrões
Craig Larman
7 O mítico homem-mês
Frederick P. Brooks Jr.
6 Refatoração para padrões
Joshua Kerievsky
5 O codificador limpo
Robert C. Martin
4 Refatoração
Martin Fowler
3 Padrões de projeto
Erich Gamma et al.
2 Código limpo
Robert C. Martin
1 O programador pragmático
Andrew Hunt e David Thomas

Reflexão

Gostou de alguma recomendação? Não esquece da etapa de reflexão, tente pensar em como pode aplicar os conceitos aprendidos em suas atividades diárias, lembrando que você sempre poderá usar essas leituras como consulta, não precisa decorar, ninguém se torna especialista do dia para noite.