governança e gerenciamento,

Certificação PMP – Tipos de questões

Diogo Matheus Diogo Matheus Seguir 22/09/2014 · 3 minutos de leitura
Certificação PMP – Tipos de questões
Compartilhar

No processo de preparação para exames de certificação, além dos temas envolvidos, também é importante estudar os modelos de questões aplicados na prova, esse artigo tem como objetivo abordar os principais tipos de questões utilizados na certificação PMP, Project Management Professional, desenvolvido pelo PMI, Project Management Institute.

O que é PMP?

PMP é uma certificação da área de gerenciamento de projetos, com objetivo de garantir experiência e conhecimento sobre o guia de boas práticas PMBOK, desenvolvido pelo PMI. O público-alvo da certificação são gerentes de projetos, embora muitos dos certificados não possuam experiência, para se candidatar são necessárias 4.500 horas práticas de liderança e direção de projetos, entre outros requisitos, os candidatos poderão ser selecionados para comprovar os requisitos em alguns casos.

Os tipos de questões apresentados nesse artigo são encontrados no livro Use a Cabeça PMP, um ótimo investimento para quem deseja fazer o exame de certificação.

(1) Apenas os fatos

Essas questões são objetivas, mas suas opções podem confundir, dessa forma é recomendado atenção na leitura do enunciado.

Apenas os fatos

(2) Melhor resposta

As questões desse tipo visam experiência e conhecimento, oferecem cenários específicos, apresentando opções, onde mais de uma opção pode estar correta, será preciso identificar qual delas melhor se encaixa no contexto disponibilizado.

Melhor resposta

(3) O que fazer em seguida

Esse tipo de questão não necessariamente será sobre ordem de processos, mas sobre situações que ocorrem em projetos de modo geral, questionando o que deve ser feito após determinada situação.

O que fazer em seguida

(4) Disfarce

As questões do tipo disfarce são feitas para que os candidatos percam tempo na leitura de uma situação específica, que na verdade é irrelevante para pergunta realizada, nesse tipo de questão o maior desafio é identificar qual parte da questão é relevante.

Disfarce

(5) Opção verdadeira

As questões desse tipo visam contextos específicos, envolvendo opções semelhantes, onde será testado o conhecimento do candidato, por exemplo, qual ferramenta dentre as opções disponíveis é utilizada em determinado processo.

Opção verdadeira

(6) Fazer uma reunião

Esse tipo de questão apresenta cenários confusos e visam análise de problemas, que muitas vezes não possuem os detalhes necessários para apontar um comportamento que deverá ser realizado, dessa forma as respostas que envolvam reunir os participantes para compreender o cenário são escolhas ideais.

Fazer uma reunião

(7) Questão de cálculo

Para questões de cálculo o centro de testes computadorizado oferece papel de rascunho, uma prática recomendada é utilizar os 15 minutos do tutorial oferecido antes do exame para anotar as fórmulas de valor agregado e número das linhas de comunicação.

Questão de cálculo

(8) Opção falsa

Esse tipo de questão é semelhante as questões de “opção verdadeira”, visam contextos específicos, mas deverá ser identificado qual opção não está relacionado ao tema informado.

Opção falsa

Mudança na certificação baseada no PMBOK 5

No exame de certificação PMP, baseado no guia de boas práticas PMBOK 5, foram retiradas as perguntas com resposta indicando mais de uma opção verdadeira, visando objetividade, essa mudança resultou na redução do tempo gasto na resolução das questões, pois este tipo de pergunta era bastante confusa.

Referência(s)

  • Use a Cabeça – PMP. Greene, Jennifer & Stellman, Andrew